Biblia Online NVI – 1 Timóteo

Tempo de leitura: 2 minutos

Autor: O livro de 1 Timóteo foi escrito pelo apóstolo Paulo (1 Timóteo 1:1).

Quando foi escrito: O livro de 1 Timóteo foi escrito em aproximadamente 62-66 dC.

Propósito: Paulo escreveu a Timóteo para encorajá-lo em sua responsabilidade de supervisionar o trabalho da igreja de Éfeso e, possivelmente, as outras igrejas na província da Ásia (1 Timóteo 1:3). Esta carta estabelece as bases para a ordenação de presbíteros (1 Timóteo 3:1-7) e fornece orientação para a ordenação de pessoas em funções da igreja (1 Timóteo 3:8-13). Em essência, 1 Timóteo é um manual de liderança para a organização e administração da igreja.

Versículos-chave: 1 Timóteo 2:5: “Porque {há} um {só} Deus, e um {só} Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.”

1 Timóteo 2:12: “Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.”

1 Timóteo 3:1-3: “Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento.”

1 Timóteo 4:9-10: “Fiel é esta palavra e digna de inteira aceitação. Ora, é para esse fim que labutamos e nos esforçamos sobremodo, porquanto temos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos os homens, especialmente dos fiéis.”

1 Timóteo 6:12: “Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas.”

Biblia Online NVI: Capítulos de 1 Timóteo

1  2  3  4  5  6

Bíblia Online NVI: Nova Versão internacional

Deixe uma resposta